Pele e Sol

Você está aqui: Home > Blog > Pele e Sol



Veja que cuidados você deve tomar para expor sua pele ao sol sem riscos.

Nada mais gostoso do que ter a pele bronzeada para se sentir mais atraente, valorizar as roupas de verão e dar um show na praia. Só que a exposição continuada da pele ao sol exige alguns cuidados básicos para não transformar o seu verão em um grande pesadelo.

SolNinguém tem dúvida de que sol é sinônimo de prazer, energia e beleza, mas também é responsável pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento do câncer de pele.

Isso acontece porque a luz solar tem vários tipos de radiação que atingem nossa pele e provocam danos nas células. Essas células são automaticamente reparadoras, mas, com o passar do tempo, os danos vão superando a reparação natural. E a melhor forma de evitar problemas é buscar a proteção mais adequada ao seu tipo de pele e nunca, NUNCA descuidar da sua pele.

Hoje já se sabe que tanto a luz ultravioleta A (a UVA, comum desde as primeiras horas de sol) quanto a luz ultravioleta B (a UVB, que aparece entre 10h da manhã e 3h da tarde) provocam estragos na pele. Isso quer dizer que mesmo o sol das 7 horas da manhã, que não deixa a pele vermelha, e especialmente o sol das 10 às 3 horas da tarde são prejudiciais se você não estiver usando um produto com fator de proteção solar.

Os dermatologistas explicam que tanto os bronzeadores como os filtros solares protegem a pele, pois tudo depende do FPS (fator de proteção solar), que é o número de vezes a mais que você pode ficar exposto ao sol, comparado à mesma exposição sem o filtro. Se ele chama bronzeador ou filtro solar não tem importância.

Sol

Você deve repetir o uso do filtro solar sempre a cada 2 horas no máximo. Isso porque o produto, por melhor que seja, evapora, mistura-se ao suor e dilui ou sai na água. E mesmo quem tem a pele negra ou mulata deve se proteger do sol, já que a proteção natural dada pela melanina do seu corpo equivale a um FPS 4. Portanto, mulatos e negros precisam usar filtro solar sempre que se expuserem ao sol.

Se você está pensando em aderir ao bronzeamento artificial, os cuidados devem ser exatamente os mesmos tomados no clube, no campo ou na praia, já que ele é feito com máquinas (camas) que usam a radiação UVA. Ou seja, apesar de não avermelharem a pele, causam rugas, manchas e até tumores de pele, assim como o sol.

Depois do banho de sol, a sua pele precisa de cuidados para continuar sempre bela. Não deixe de usar um creme hidratante para nutrir todo o corpo e garantir um bronzeamento mais saudável e atraente. Seu corpo agradece.



Deixe uma resposta